Monday, June 16, 2008

EXPOSIÇÃO: Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje


«Entre 12 de Maio e 12 de Junho de 1758, uma série de decretos reais definiram o desenho urbano e arquitectónico, as regras administrativas e a engenharia financeira da renovação da Baixa de Lisboa, na sequência da sua destruição pelo terramoto de 1755. Este conjunto codificado de regras urbanísticas muito precisas constitui, provavelmente, o primeiro plano urbano em sentido moderno. Acresce a particularidade de ter sido concretizado.

Comemorando os 250 anos do plano de Lisboa de 1758 e com o fim de dinamizar o debate em curso sobre a reabilitação da Baixa de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu promover a realização de uma exposição de grande escala onde o processo urbano de reconstrução do seu centro pós-1755 será apresentado ao grande público e aos especialistas.

A exposição organizar-se-á em três secções principais:

1) contextos e antecedentes;

2) o plano de 1758 em todas as suas perspectivas e características, com especial relevância para as questões metodológicas;

3) a evolução da área-plano da Baixa entre a 2ª metade do sec.XVIII e a actualidade, na qual se expõe a estratégia delineada pelo actual executivo para a revitalização da Baixa, baseada na implementação de medidas urbanísticas de fundo e pelo desenvolvimento de projectos âncora.

Esta mostra será inaugurada no dia 18 de Junho, às 18h00, e aberta ao público no dia 19, no Páteo da Galé (Praça do Comércio), estando patente até ao dia 1 de Novembro.»

Horário da Exposição: todos os dias das 11h00 - 19h00

Co-organização: Câmara Municipal de Lisboa / Associação de Turismo de Lisboa Comissários: Ana Tostões, Instituto Superior Técnico, Lisboa; Walter Rossa, Universidade de Coimbra

Design da Exposição: Atelier Henrique Cayatte
Fonte da informação: www.cm-lisboa.pt

No comments: