Saturday, November 1, 2008

O curto ciclo de vida da iluminação pública na Praça do Comércio




A falta de manutenção dos focos de iluminação encastrados no pavimento da Praça do Comércio é chocante. Este tipo de iluminação pública foi especialmente desenhada nas últimas obras de remodelação. O projecto de iluminação foi assinado por um dos melhores profissionais do país (Maria João Pinto Coelho) mas como é hábito, a nossa crónica falta de manutenção levou a isto...
Um grande número destes focos encastrados não está a funcionar. Estas imagens mostram a extrema degradação de alguns exemplares. Há vários anos que estão assim. E apesar da iniciativa municipal «Aos Domingos o Terreiro do Paço é das Pessoas» já ter celebrado o seu primeiro aniversário, ninguém ainda se preocupou (ou reparou) em repôr estes equipamentos.

Merece destaque o foco na esquina da Praça do Comércio com a Rua da Prata (junto do Café Martinho da Arcada). Depois de se ter partido, foi tapado (pela CML? Junta de Freguesia?) com uma tampa de metal feita apartir de um velho sinal vertical de trânsito (de uma passadeira!). Está assim há vários anos. Na Praça do Comércio, a poucos metros dos Paços do Conselho.

Mas não são apenas estes focos que já não funcionam; só na balaustrada dos edifícios da Praça do Comércio há mais de 50 sem funcionar. Os grupos escultóricos nos torreões, estão na mesma miséria.

A CML já foi alertada para este problema.

FOTO: o curto ciclo de vida de um foco na Praça do Comércio: 1-normal; 2-destruído; 3-«agora só na próxima mega-empreitada de remodelação da praça!»

No comments: