Monday, November 30, 2009

PERIGO na Rua da Misericórdia


Para quem está a planear um passeio pelo Chiado:

ATENÇÃO ao mau estado de conservação das caixilharias na Igreja dos Italianos no Chiado! Alguns dos vãos, nomeadamente da fachada lateral na Rua da Misericórdia, constituem um perigo para as milhares de pessoas que circulam diariamente no passeio. Numa das caixilharias podemos observar um vidro em processo de deslizamento. Em caso de queda sobre a via pública poderá provocar um acidente muito grave. O Departamento de Reabilitação e Conservação Urbana da CML já foi alertado para este problema.

Sunday, November 29, 2009

Tuesday, November 24, 2009

«Trams are making a major comeback»

Trams are making a major comeback

Upstaged over many years by metros, buses and cars, trams are now making a major comeback. With its Citadis trams, Alstom is now the driving force behind this renewal of interest. Trams can greatly improve the quality of urban transport and often give a new lease of life to city centres. To date 1000 Citadis solutions have been commissioned from 24 cities around the world including Paris, Melbourne, Tunis, Algiers, Barcelona, Dublin, Madrid, Tenerife and Rotterdam. 30 other cities are also planning to introduce trams in the next three years.

Key facts about the Citadis:

-Powered by clean energy -Carries the same number of passengers as three busses or 150 cars
-Uses 4 times less energy than a bus and 10 time less than a car
-Provides passengers with a comfortable and pleasant ride
-Uses unique onboard monitoring and passenger information system called Agate e-Media
-Each client can customise the style of their trams to reflect a city or area to best effect

31 October 2008


Nota: Só esta empresa já forneceu mais de 1000 eléctricos para 24 cidades, principalmente na Europa, entre 1997 e 2007. Lisboa nunca mais investiu neste tipo de transporte público desde a inauguração do eléctrico de nova geração entre a Praça da Figueira e Algés em 1995. Está na altura de Lisboa voltar a ser uma cidade de eléctricos!

Foto: os novos eléctricos para DIJON e BREST

Saturday, November 21, 2009

ASCENSORES HISTÓRICOS CRÓNICAMENTE GRAFITADOS




O Ascensor do Lavra está novamente vandalizado com grafitos. Que esteja assim no seu 125º aniversário é particularmente lamentável.

Mas infelizmente é cada vez mais frequente ver a frota dos Ascensores Históricos de Lisboa neste estado.

Pelo que observei esta semana, os 3 ascensores (Bica, Glória e Lavra) estão vandalizados.
Estamos conscientes da dificuldade em manter estes monumentos nacionais com a dignidade instituída na Lei. Mas é preciso agir. Não podemos baixar os braços.

Em guias turísticos e revistas estrangeiras aparecem cada vez mais fotografias dos nossos Ascensores Históricos cobertos de grafitos - é uma vergonha nacional, um atestado à nossa incapacidade em encontrar uma solução.

Tem de haver urgência na resolução deste problema. Porque é que a CARRIS não considera a contratação de uma empresa para a manutenção dos Ascensores Históricos limpos de grafitos?

Wednesday, November 18, 2009

Tuesday, November 17, 2009

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2010


A Câmara Municipal de Lisboa deu início à 2ª edição do Orçamento Participativo, depois do sucesso da 1ª edição desta iniciativa, que registou, em 2008, mais de 3400 participações.

O Orçamento Participativo (OP) é uma das formas de participação dos cidadãos na gestão da Câmara Municipal de Lisboa. Através do OP, os cidadãos podem participar apresentando uma proposta para a sua rua, bairro, freguesia, ou cidade em geral, relativo a investimentos, manutenções, programas ou actividades até ao montante de 5 milhões de euros.

O OP visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, activa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos na decisão sobre a afectação de recursos às políticas públicas municipais, e possibilitando assim ao executivo municipal corresponder às reais necessidades e aspirações da população de Lisboa.

A participação ocorre online, no site www.cm-lisboa.pt/op, nas seguintes fases:

Fase 1 - até 29 de Novembro de 2009

Envio de uma proposta concreta. De seguida os serviços municipais fazem a sua análise técnica e adaptam a projecto.

Fase 2 - 14 a 20 de Dezembro de 2009

Votação de um projecto que inclui o respectivo custo estimado e previsão do prazo de execução.

Nota: o FCLX participou no OP 2009 com uma proposta de devolução dos largos ao domínio público. Todos temos direito aos largos de Lisboa, em particular nos Bairros Históricos como por exemplo o Largo de S. Vicente que tem estado privatizado para estacionamento de viaturas particulares (fotos de MJS). Este ano voltaremos a insistir!

Monday, November 16, 2009

Lisboa: 5 semanas depois das eleições


Largo de Camões no fim-de-semana. Estes cartazes foram apenas retirados hoje. Mas os outros, do mesmo partido, colados em vários passeios do Chiado ainda estão por retirar... Para quem já se esqueceu, o último acto eleitoral ocorreu no dia 11 de Outubro.

CRITÉRIOS da BAIXA: Rua da Betesga


Ar-condicionado recentemente instalado na Rua da Betesga. Sem comentários...

Sunday, November 15, 2009

Chafariz da Rua de O Século (MN)







Chafariz da Rua de O Século (Freguesia de Santa Catarina). Para quando um restauro deste Monumento Nacional? O Chafariz do Largo do Carmo está em igual estado de degradação. Assim como o Chafariz da Esperança. E o Chafariz do Arco de São Mamede também. Todos classificados "Monumento Nacional". De pouco, ou nada, parece servir o reconhecimento legal do património de interesse nacional... É uma vergonha nacional.

Saturday, November 14, 2009

Farmácia Progresso: DESTRUÍDA!

A antiga Farmácia Progresso, na Rua D. Pedro V 123-125, foi completamente destruída por iniciativa dos proprietários no verão passado. As obras foram ilegais, segundo confirmação da CML. Até a nova sinalética é ilegal. O proprietário já foi intimado pela CML.

O mal está feito e é irreversível. Os interiores e exteriores oitocentistas da farmácia foram vandalizados e muito provavelmente perdidos para sempre. Lisboa ficou mais pobre. O que temos agora é uma banal farmácia de shopping center, que podia estar em qualquer parte do mundo. As madeiras nobres e entalhadas que os nossos antepassados criaram deram lugar aos plásticos e aglomerados de madeira barata. As caixilharias elegantes e bem desenhadas das portas foram substituídas por pesadas caixilharias de alumínio de catálogo. Com vários bons exemplos por Lisboa de actualização de antigas farmácias na Baixa e Chiado (incluíndo uma mesmo a poucos metros na R. da Escola Politécnica) porque razão os proprietários da Farmácia Progresso cometeram este crime contra o património da cidade? Porquê tanta ignorância e insensibilidade?

Friday, November 13, 2009

21 de Novembro: «PLANTAR 1 ÁRVORE»

Um grupo de cidadãos está a organizar uma notável iniciativa de plantação de 1000 árvores num só dia em Lisboa. As árvores serão plantadas numa zona limítrofe de Monsanto no

Dia 21 de NOVEMBRO de 2009 às 10h

As árvores serão adquiridas aos viveiros florestais de Monsanto e as espécies a plantar serão autóctones, essencialmente sobreiros e azinheiras. A C.M.L. apoia a iniciativa, através da disponibilização e preparação do terreno, e também fornecendo apoio logístico e técnico no dia da plantação. As árvores serão oferecidas pela C.M.L.

Cada participante poderá plantar uma ou mais árvores. Idealmente em média pretende-se que cada pessoa plante 3 árvores de forma a atingirmos as 1000 árvores com cerca de 300 participantes.

Esta inovadora iniciativa está a ser encarada como projecto piloto. Se funcionar bem poderá ser replicado noutra escala. Os participantes nesta iniciativa serão portanto os pioneiros. Os interessados deverão inscrever-se no site http://www.plantarumaarvore.org/

Nota: esta iniciativa devia ser replicada na Baixa, ainda um "bairro careca"...

Tuesday, November 10, 2009

«VENDE-SE CASA & VENDE-SE AUTARCA»

Curiosa as semelhanças entre dispositivos de publicidade do imobiliário e da propaganda política. O cartaz de propaganda só hoje foi retirado da fachada deste prédio de habitação na Rua da Oliveira ao Carmo. Por sua vez, a casa continua por vender. Que sentidos se podem ver nisto?

Sunday, November 8, 2009

LISBOA: 1 mês depois das eleições



Propaganda no Largo do Carmo, 1 MÊS após o último acto eleitoral.

Tudo isto ocorre num local onde é proibido afixar publicidade ou propaganda. O Chafariz do Carmo, assim como o Convento e Igreja do Carmo estão classificados "Monumento Nacional" desde 1910 e 1907 respectivamente. Esta zona urbana está ainda classificada como "Imóvel de Interesse Público" desde 1978.

Saturday, November 7, 2009

PIC-NIC nos passeios do ROSSIO



Os proprietários do Snack-Bar PIC-NIC no Rossio são particularmente abusadores do espaço público. Desde a paragem de autocarros até às árvores, tudo serve para "arrumar" os equipamentos da esplanada. Com o final do verão, as cadeiras da esplanada são simplesmente empilhadas e acorrentadas ao tronco das árvores. Por sua vez, a esplanada duplica de dimensão ao domingo, invadindo o passeio todo. Fica apenas um estreito canal que mal deixa passar uma pessoa. Provavelmente o actual número de cadeiras e mesas não corresponde ao licenciado pela CML. As pessoas com mobilidade reduzida são completamente ignoradas. Inaceitável.

As esplanadas são um dos casos crónicos da Baixa: na sua maioria, são feias, sujas, desarrumadas, desalinhadas, carregadas de publicidade, de cores berrantes e com ar desleixado. E falta ainda referir os horrivéis dispositivos de plástico para os "menus", na maioria dos casos oferecidos por marcas de refrigerantes e de cervejas. O que é fabricado para um bar de praia ou de subúrbio é aplicado nas ruas da Baixa, classificada pelo Estado como Imóvel de Interesse Público (e candidata a Património Mundial pela UNESCO...).

Friday, November 6, 2009

QUIOSQUE VOMITANDO PUBLICIDADE


O feio quiosque degradado e vandalizado vai ser em breve susbtituído por outro feio novinho em folha (será mais uma cortesia da Cemusa ou da JCDecaux). Os novos, ao contrário dos modelos anteriores que "só" permitiam a instalação de um máximo de dois painéis para publicidade, têm um sofisticado dispositivo que permite publicitar um total de 8 posters por meios mecânicos. Na outra imagem podemos observar um desses novos modelos em plena acção, vomitando publicidade para o Largo do Chiado. Em que outro centro histórico da UE se permitem estas regalias comerciais? E se formos analisar o design do objecto em si e a sua adequação ao ambiente histórico...

Wednesday, November 4, 2009

A única «novidade» e «mérito» do partido MMS?


Para um partido que sempre clamou ser «diferente», o mms revelou ser apenas mais outro partido, igual a todos os outros particularmente na falta de respeito pelo espaço público e pelo património classificado. Foi o único partido que COLOU cartazes nos passeios de Lisboa. E atrevimento não lhe faltou nesta péssima novidade como se pode ver pelos cartazes no passeio mesmo em frente da entrada principal do edifício central da CML (Campo Grande 25). Mas cartazes como este ainda podem ser vistos em toda a Baixa, Chiado, Marquês de Pombal, Alvalade, Campo de Ourique, etc.. Junto a Monumentos Nacionais, Escolas e Centros de Saúde. Entretanto já passaram quase 4 semanas sobre o último acto eleitoral. Mais uma vez, a Comissão Nacional de Eleições não actua.

Entretanto, os cartazes estão a ficar degradados, pondo em risco a segurança de pessoas. Agora na época das chuvas, e na eventualidade de cidadãos sofrerem acidentes devido à superfície escorregadia dos autocolantes, o mms irá assumir as suas responsabilidades? Quando é que o mms vai retirar todos estes cartazes do espaço público? Não podem esperar que seja o Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da CML a executar tal serviço.

Sunday, November 1, 2009

O MARQUÊS de POMBAL 3 semanas depois das eleições


O monumento ao Marquês de Pombal, 3 semanas depois do último acto eleitoral (e 5 semanas após as eleições legislativas!). Este ano foi um péssimo ano para o Marquês...