Thursday, August 12, 2010

Isto é um quiosque de gelados ou um dispositivo de publicidade?

No ano passado uma marca de gelados castigou Lisboa com estes novos quiosques na forma do logo da própria marca (como a CML é permissiva!). Foi um ponto alto da Lisboa enquanto «PUBLI-CIDADE». Estas feias e intrusivas barracas foram implantadas sem qualquer critério de respeito pelo património da cidade (na Baixa, Chiado, na zona monumental de Belém e até dentro do Jardim da Estrela!). Este ano, após protestos da sociedade civil, a CML, EGEAC/Festas de Lisboa fizeram uma pequena alteração, à maneira de um muito tímido pedido de desculpa: numa das faces aparece uma imagem de arquivo do local onde se implanta o quiosque. Enfim, é uma mudança tão patética que por essa razão não se pode considerar um melhoramento. É, aliás, "um tiro no pé" porque ao exigir uma imagem de arquivo a CML assume que está perante um espaço urbano já interiorizado nos munícipes como de "referência", "histórico" e portanto com valor patrimónial. Não é por acaso que, por exemplo, a Alameda (na imagem), está na Carta Municipal do Património.

O Fórum Cidadania LX voltará este ano a insistir que o Pelouro do Ambiente Urbano promova o design e construção de quiosques adequados para evitar que as marcas façam do espaço público seu campo de batalha. Os novos quiosques - que devem ter uma área restrita e específica para a publicidade como vemos noutras cidades da Europa - seriam depois disponibilizados para aluguer pelas diferentes marcas que pretendem vender bebidas ou gelados no espaço público da capital.

Foto: reparar na ironia da fotografia de arquivo neste quiosque mostrar a Fonte Luminosa na Alameda em pleno funcionamento, jorrando água que assim humidificava o ambiente seco dos verões lisboetas. Actualmente está abandonada pela CML, sem água e sem data para restauro.

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