Friday, August 31, 2012

Postais da Baixa: Praça da Figueira


Ano após ano, hoje uma consoante, amanhã uma vogal, letra a letra, vai caindo o dispositivo de publicidade da decrépita Pensão Coimbra Madrid na Praça da Figueira. Porque é que a CML não retira de uma vez por todas este, e tantos outros reclamos em semelhantes condições por toda a Baixa e zona da Almirante Reis? O FCLX já calertou por diversas vezes para este caso concreto - um canal de TV filmou isto! Estará à espera que alguém perca a vida? Esta praça é o retrato fiel e perfeito de Lisboa.

Tuesday, August 28, 2012

LISBOA, vista pelo Financial Times


«Analysts describe Portugal as positioned somewhere between Ireland and Greece, the two other eurozone countries to have negotiated national bailout packages, in terms of successful reform. Dublin recently succeeded in tapping capital markets with a bond issue about a year ahead of schedule. But Mr Krämer said “such a success is unlikely in the case of Portugal”.»

Foto: Lisboa, Rua Augusta. IFinancial Times, 24-8-2012

Nota: os grafittis, os contentores do lixo nos passeios, enfim, sempre os mesmos problemas na nossa cidade, bem retratados nesta imagem do jornal FT.  

Saturday, August 18, 2012

O Estado da nossa Cultura: MUSEU DE SETÚBAL









Num anexo da Igreja do antigo Convento de Jesus (MN) funciona há vários anos a famosa Galeria de Pintura Quinhentista. O que estas imagens mostram só pode criar indignação e profunda tristeza.
 
A vergonhosa situação em que se encontra o edifício do Convento de Jesus é um autêntico murro no estomâgo de qualquer cidadão consciente do enorme valor nacional das colecções deste museu. Mas a demora do projecto de reabilitação/reconversão do convento em passar do papel para a realidade é, infelizmente, apenas mais um caso entre muitos pelo país fora  (outro exemplo vergonhoso é o do Museu de Beja).
 
A simples aproximação, entrada e visita da temporária (já quase permanente!) exposição na Galeria de Pintura Quinhentista constitui uma experiência sem qualquer dignidade, uma verdadeira vergonha nacional. Entramos por uma porta do tipo "oficina de reparação de automóveis" para dentro de um pátio repleto de sinais de degradação e obras abandonadas. Uma placa metálica do tipo das que vemos nas "auto-estradas" manda-nos subir por umas escadas ingremes que nos levam até uma bruta porta de grades. Nada nos sugere que estamos a entrar num museu que contém alguns tesouros nacionais de Portugal (e como será se um cidadão de mobilidade reduzida desejar visitar a Galeria?).
 
É necessário adquirir bilhete de ingresso para este Museu.  
 
Tão importante museu/colecção da cidade de Setúbal (e de Portugal!) merece, com certeza, um esforço maior de todos para que as coisas mudem. Esperamos que para breve se resolva de uma vez por todas a situação grave em que se encontra há demasiado tempo o Museu de Setúbal.

Wednesday, August 15, 2012

«O FUTURO DA MEMÓRIA»?


Jornadas Europeias do Património 2012 - O FUTURO DA MEMÓRIA


Realizam-se este ano, a 28, 29 e 30 de setembro, as Jornadas Europeias do Património, sob o tema “O FUTURO da MEMÓRIA”.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, a realizar em setembro, acessível gratuitamente ao público, na sua grande maioria.
A Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propõe, para as Jornadas Europeias do Património de 2012, o tema “O Futuro da Memória”, com o qual pretende promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro.
Com este objetivo, e à semelhança dos anos anteriores, estendeu o convite aos vários agentes públicos e privados, no sentido de se associarem a esta iniciativa através da realização de atividades apelativas e diversificadas.
Tendo terminado, no passado dia 30 de julho, o prazo para envio das propostas de atividades, a Direção-Geral do Património Cultural promoverá a divulgação do programa nacional das Jornadas Europeias do Património de 2012, convidando todos a participarem nestas comemorações.
Para mais informações contactar:
Ana Catarina Parada

Carla Lopes 

Teresa Mourão

FOTO: Que «Futuro» para o Challet Mello, de 1905, no Alto do Varejão, 46?

Sunday, August 5, 2012

O Jardim Botânico no WATCH 2012 da WMF

Há exactamente 10 meses que o Jardim Botânico de Lisboa está no "Observatório Mundial de Monumentos" da World Monuments Fund - WORLD MONUMENTS WATCH 2012: www.wmf.org

Friday, August 3, 2012

O exemplo de Zurique: esplanadas




Por todo o centro histórico (e não só) se vêm esplanadas com estas qualidades: disciplina, ordem, bom gosto, conforto, limpeza. Espaço público civilizado! No centro historico de Atenas fomos encontrar os mesmos padrões de qualidade que dependem não tanto dos administradores das cidades mas talvez ainda mais dos proprietários dos estabelecimentos. Em Lisboa não parece haver grande brio, orgulho em oferecer esplanadas de qualidade - ainda domina a mediocridade e a falta de interesse da CML em elevar a qualidade.