Wednesday, November 26, 2014

PUBLI-Cidade: ROMA civilizada versus LISBOA bárbara




Um bom exemplo (um bom compromisso?) de Regulamento para Publicidade em zonas históricas / imóveis classificados.

Em Roma existe um regulamento que é claro e sem margem para "interpretações abusivas".

Qualquer imóvel em obra numa zona classificada e que pretenda ter publicidade na tela de protecção, terá de reproduzir o desenho da fachada, a cores, e só uma área de cerca de 15% pode ser ocupada por patrocinador/publicidade.

Em Lisboa (em Portugal) é à vontade do freguês como podemos ver pelos exemplos aqui em baixo do Chiado e restauradores, acabadinhos de instalar em zonas classificadas como MIP / IIP.

O FCLX reuniu em Julho com a DGPC para tratar deste assunto e parece que finalmente vai sair um regulamento (Portugal, sempre a reagir e quase nunca a prevenir, planear atempadamente).

Ficamos pois a aguardar por um regulamento, idêntico ou melhor do de Roma, que tanta falta faz para salvaguardar os bens culturais de Portugal.

 Chiado / Camões / Bairro Alto (IIP)
Restauradores (IIP e ZEP de IIP/MN)

Tuesday, November 25, 2014

PUBLI-Cidade: Av. da Liberdade, 1 a 7


Dois exemplos de publicidade ilegal em imóvel classificado IIP e em ZEP de um MN.

Saturday, November 22, 2014

PUBLI-Cidade: Rua Bernardino Costa

Mais um exemplo da total anarquia na área do Cais do Sodré com telas de publicidade, ILEGAIS, publicitando marcas de cerveja, instaladas nos vãos de imóveis pombalinos classificados de MIP. Lisboa, de joelhos a lamber as marcas de cerveja... Lisboa cada vez mais uma capital do alcool?

Tuesday, November 18, 2014

PUBLI-Cidade: Praça dos Restauradores

E como já vai sendo habitual, não se vislumbram obras no imóvel, mas o património classificado já está a ser prostituido, com licença da CML e provavelmente o Amen da DGPC. Vamos ver quantos anos vai estar este prédio em «obras»... e quantas mega telas de publicidade como esta se vão impor aos nossos olhos. Quando teremos os critérios que se vêm em Itália, por exemplo?

Friday, November 7, 2014

Lisboa turistificada à força: TRAM TOUR da CARRIS


Enquanto os electricos da carreira 28 estão cada vez mais cheios, a CARRIS resolveu criar este ano mais uma carreira exclusiva para os turistas. Infelizmenmte parece que não está a ter a procura nem os resultados que se desejava pois os turistas continuam a encher o 28 para sofrimento de todos aqueles que dependem do 28 para ir trabalhar, regressar a casa, viver na nossa cidade.