Sunday, May 31, 2015

Era aqui a BARBEARIA CAMPOS no Largo do Chiado!
































Foto de Maio de 2015. Foi tudo destruído (excepto o mobiliário) para mais tarde ser recriado o espaço. Uma cidade cheia de equivocos na área da reabilitação!

Monday, May 11, 2015

A BAIXA MODERNISTA... E AGORA ABANDONADA



































Estação Fluvial na Praça do Comércio, do Arquitecto Cottinelli Telmo, na década de 40 do séc. XX (imagem retirada da exposição no Padrão dos Descobrimentos). Como é possível deixar tantos anos ao abandono esta obra prima do Modernismo português?

Wednesday, May 6, 2015

TURISMO: RUA AUGUSTA SIEGE



























Este fim de semana passado também foi um "preview" do dilúvio do turismo massificado que Lisboa parece atrair tão fácilmente. Turismo Sustentável? Turismo de Qualidade? Capacidade de Carga de um Bairro Histórico & Monumento Nacional? Ainda não fazem parte do vocabulário de muitos dos nossos governantes e políticos. Quando a Baixa ficar reduzida a uma enorme ratoeira para Turismo de baixa qualidade, e as perdas começarem a ser óbvias e negativas para o perfil da cidade no seu todo, aí sim, talvez apareçam políticos oportunistas que se vão apresentar como messias e salvadores do "património, da tradição e da alma da baixa". Mas para já, venha mais 1 milhão de turistas para encher os novos hotéis e depois logo se vê os efeitos que tem na cidade histórica.

Tuesday, May 5, 2015

TURISMO: CASTELO DE SÃO JORGE SIEGE

1- Entrada do Castelo de S. Jorge, Sábado dia 2 de Maio, hora do almoço.
2- tuk-tuks estacionados em local proibido, incluíndo na paragem do autocarro 737.


Acabaram de inaugurar as novas bilheteiras, com o dobro de postos de venda e de funcionários (6) e já está assim no final de Abril início de Maio, meses antes do dilúvio de turistas que chegam com o verão.

Este fim de semana passado foi um "preview" do caos na Colina do Castelo. Turismo Sustentável? Tiurismo de Qualidade? Capacidade de Carga de um Bairro Histórico & Monumento Nacional? Ainda não fazem parte do vocabulário de muitos dos nossos governantes e políticos.

E desde o dia 1 de Maio - e até ao dia 1 de Outubro - vai estar um polícia na entrada do Portão de S. Jorge / R. Chão da Feira para "disciplinar e mitigar" os novos problemas deste local: tuk-tuks e carteiristas. Segundo informação do agente policial, é a EGEAC que está a pagar este serviço.