Monday, November 30, 2009
PERIGO na Rua da Misericórdia
Sunday, November 29, 2009
Tuesday, November 24, 2009
«Trams are making a major comeback»
Upstaged over many years by metros, buses and cars, trams are now making a major comeback. With its Citadis trams, Alstom is now the driving force behind this renewal of interest. Trams can greatly improve the quality of urban transport and often give a new lease of life to city centres. To date 1000 Citadis solutions have been commissioned from 24 cities around the world including Paris, Melbourne, Tunis, Algiers, Barcelona, Dublin, Madrid, Tenerife and Rotterdam. 30 other cities are also planning to introduce trams in the next three years.
-Uses 4 times less energy than a bus and 10 time less than a car
-Provides passengers with a comfortable and pleasant ride
-Uses unique onboard monitoring and passenger information system called Agate e-Media
-Each client can customise the style of their trams to reflect a city or area to best effect
Saturday, November 21, 2009
ASCENSORES HISTÓRICOS CRÓNICAMENTE GRAFITADOS
Friday, November 20, 2009
Wednesday, November 18, 2009
Tuesday, November 17, 2009
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2010
O Orçamento Participativo (OP) é uma das formas de participação dos cidadãos na gestão da Câmara Municipal de Lisboa. Através do OP, os cidadãos podem participar apresentando uma proposta para a sua rua, bairro, freguesia, ou cidade em geral, relativo a investimentos, manutenções, programas ou actividades até ao montante de 5 milhões de euros.
O OP visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, activa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos na decisão sobre a afectação de recursos às políticas públicas municipais, e possibilitando assim ao executivo municipal corresponder às reais necessidades e aspirações da população de Lisboa.
A participação ocorre online, no site www.cm-lisboa.pt/op, nas seguintes fases:
Fase 1 - até 29 de Novembro de 2009
Envio de uma proposta concreta. De seguida os serviços municipais fazem a sua análise técnica e adaptam a projecto.
Fase 2 - 14 a 20 de Dezembro de 2009
Votação de um projecto que inclui o respectivo custo estimado e previsão do prazo de execução.
Nota: o FCLX participou no OP 2009 com uma proposta de devolução dos largos ao domínio público. Todos temos direito aos largos de Lisboa, em particular nos Bairros Históricos como por exemplo o Largo de S. Vicente que tem estado privatizado para estacionamento de viaturas particulares (fotos de MJS). Este ano voltaremos a insistir!
Monday, November 16, 2009
Sunday, November 15, 2009
Chafariz da Rua de O Século (MN)
Saturday, November 14, 2009
Farmácia Progresso: DESTRUÍDA!
O mal está feito e é irreversível. Os interiores e exteriores oitocentistas da farmácia foram vandalizados e muito provavelmente perdidos para sempre. Lisboa ficou mais pobre. O que temos agora é uma banal farmácia de shopping center, que podia estar em qualquer parte do mundo. As madeiras nobres e entalhadas que os nossos antepassados criaram deram lugar aos plásticos e aglomerados de madeira barata. As caixilharias elegantes e bem desenhadas das portas foram substituídas por pesadas caixilharias de alumínio de catálogo. Com vários bons exemplos por Lisboa de actualização de antigas farmácias na Baixa e Chiado (incluíndo uma mesmo a poucos metros na R. da Escola Politécnica) porque razão os proprietários da Farmácia Progresso cometeram este crime contra o património da cidade? Porquê tanta ignorância e insensibilidade?
Friday, November 13, 2009
21 de Novembro: «PLANTAR 1 ÁRVORE»
Dia 21 de NOVEMBRO de 2009 às 10h
Tuesday, November 10, 2009
Sunday, November 8, 2009
LISBOA: 1 mês depois das eleições
Saturday, November 7, 2009
PIC-NIC nos passeios do ROSSIO
Friday, November 6, 2009
QUIOSQUE VOMITANDO PUBLICIDADE
Wednesday, November 4, 2009
A única «novidade» e «mérito» do partido MMS?
Entretanto, os cartazes estão a ficar degradados, pondo em risco a segurança de pessoas. Agora na época das chuvas, e na eventualidade de cidadãos sofrerem acidentes devido à superfície escorregadia dos autocolantes, o mms irá assumir as suas responsabilidades? Quando é que o mms vai retirar todos estes cartazes do espaço público? Não podem esperar que seja o Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da CML a executar tal serviço.