Saturday, March 17, 2012

PUBLI-CIDADE: Praça da Figueira

Com a desculpa do "ring de patinagem" conseguiram abrir um verdadeiro stand de venda de automóveis em plena placa central da Praça da Figueira. Reparar no detalhe da zona de recreio para as crianças mesmo ao lado do "show room" de automóveis. Welcome to Lisbon!

Tuesday, March 13, 2012

POSTAIS DO CHIADO: azulejos Arte Nova partidos à picareta

Rua Garrett, entrada revestida a azulejos relevados Arte Nova, do prédio da emblemática florista "Pequeno Jardim". A florista nada tem que ver com a intervenção que se vê nas imagens. Segundo fomos informados, quando a CML lá foi já tinham sido destruídos à martelada os azulejos Arte Nova como bem mostram as fotos! Em vez de desmontarem os azulejos com cuidado para depois os voltar a colocar, como se faria em qualquer país civilizado (aliás, como faria qualquer pessoa com bom senso!), não, pegaram numa picareta e foi tudo à frente! Inacreditável a brutalidade de tantas intervenções na cidade histórica! Pérolas a porcos?

Monday, March 12, 2012

Abate iminente das colunas de iluminação da Praça do Comércio?

As obras voltaram à Praça do Comércio. Parece estar iminente o abate das colunas de iluminação do séc. XIX que sobrevivem na Praça do Comércio. Apesar da sua raridade e importância, a CML vai efectuar o seu abate... Já só sobrevivem apenas seis exemplares na face sul da praça (Arco) porque as restantes (placa central) foram abatidas nas últimas obras (2010). Para onde vão estas peças valiosas de mobiliário urbano? Porque não foi considerada a sua manutenção em fase de projecto? Porque é que a Carta Municipal do Património anexa ao novo PDM ignora, mais uma vez, o mobiliário urbano? A falta de respostas para estas perguntas é preocupante. Haverá da parte de quem governa uma preocupante atitude de alienação dos munícipes?

Friday, March 9, 2012

PUBLI-CIDADE: Aeroporto de Lisboa

É isto que o aeroporto de Lisboa tem para oferecer a quem nos visita mal se transpõe a porta das chegadas: um mega cartaz de publicidade, em cima de um jardim, tapando a vista da cidade e ao fundo, o nosso rio Tejo. Toda a frente ajardinada do terminal das chegadas está repleta de dispositivos de publicidade. Welcome to Lisbon, uma Publi-Cidade.

Wednesday, March 7, 2012