Tuesday, January 29, 2013

PASSEIOS DE LISBOA: Calçada de S. Francisco / Largo da Academia de Belas Artes‏



ALERTA-Passeio/degraus na Calçada de S. Francisco / Largo da Academia de Belas Artes. CML e J. F. Mártires já foram alertados para esta situação que dura há anos.‏

Sunday, November 25, 2012

POSTAL DA BAIXA: Rua de São Julião

É esta Lisboa que queremos? Tudo so contrário? Os peões nas faixas de rodagem e as viaturas automóveis nos passeios?!

Thursday, November 15, 2012

E O CAOS CONTINUA NO LARGO DA SÉ...



E o caos continua com os autocarros de Turismo a circularem e a estacionarem no Largo da Sé! Onde está a polícia? E o Pelouro da Mobilidade da CML?

Monday, November 5, 2012

Saturday, November 3, 2012

LIXEIRAS DE LISBOA: Rua das Gáveas, Bairro Alto


Rua das Gáveas, na 5ª feira dia 26 de Outubro de 2012 à hora do almoço. Lisboa, feia, porca e má.

Friday, November 2, 2012

O exemplo de Braga: Mercado de Flores na Praça do Município




Praça do Município em Braga. Um bom exemplo de utilização de uma praça barroca. Em Lisboa a nossa praça do Município, pombalina, já pouco mais é que uma cobertura de um estacionamento subterrâneo: um grande edifício de betão armado para armazenar automóveis e onde já não é possivel crescer árvores. Muitas pequenas e médias cidades do país mostram mais vitalidade e competência em gestão urbana do que a capital. Bem perto de Braga a cidade de Guimarães apresenta um centro histórico com niveis de conservação e restauro à altura dos padrões europeus - ao contrário do centro histórico de Lisboa que tem vindo a perder terreno nesta área. Cada vez observamos mais soluções fáceis e superficiais, sem substância teórica suficiente. Lisboa está a ser vítima de demolições de interiores, "fachadismo" que estão a transformar os bairros históricos num cenário de cartão. Com cada demolição integral de interiores aprovada a CML está a contribuir para a importação de estilos de vida com características de subúrbio (a garagem, para o pópó individual, parece ser o mais importante dos apartamentos em bairro histórico!). Está na moda "regressar" ao centro da cidade e viver num "palácio" ou prédio pombalino - mas estes novos "habitantes" não estão dispostos a abandonar a vida suburbana que entretanto adoptaram nas últimas décadas. É o império da imagem a matar a cidade histórica.

Thursday, November 1, 2012

OBRA ILEGAL E BIZARRA NA RUA DOS BACALHOEIROS







Esta obra ilegal na frente desta loja só pode ser uma provocação à candidatura da BAIXA a Património Mundial pela UNESCO... Não duvidamos que o propósito dos proprietários era bem intencionado, mas não podemos deixar de denunciar este tipo de intervenção como totalmente inadequada no contexto da identidade patrimonial da Baixa pombalina. Isto não é "embelezamento" mas apenas mais uma obra que desfigura a Baixa. Onde andam os fiscais da CML? E que diz o IGESPAR / DRCLVT? Este espectáculo bizarro pode ser observado na Rua dos Bacalhoeiros 117 a 119.

Monday, October 29, 2012

5 meses de PUBLI-CIDADE, na Praça de Camões!

 Outubro 2012
Junho 2012
A CML aprovou? A tutela da Cultura deu parecer positivo? Há 5 meses que este edifício está com esta mega tela de publicidade descarada com forte impacto visual numa zona histórica classificada. Durante estes 5 meses não houve qualquer obra no imóvel. Uma cidade sem Lei?

RUA DE SÃO MAMEDE, ao Caldas



Mais evidências de uma auatrquia incapaz de fazer a manutenção da nossa cidade, desde a higiene urbana aos pavimentos dos arruamentos. Rua de São Mamede, entre o Largo do Caldas e a Rua da Saudade. Também é justo lembrar que estas imagens retratam igualmente uma preocupante falta de civismo por parte de demasiados cidadãos. Porque a manutenção de uma cidade também depende muito dos seus habitantes.

Monday, October 22, 2012

O exemplo de Singapura: Electronic Road Pricing system

'Ideas to Steal', p.111, Monocle 45, vol 5, Jullo/Agosto 2011:

The city: Singapore

The idea: The city-state become the first metropolis in the world to introduce the idea of a congestion charge - a fee for cars entering the central business district - in 1975. Two decades later, it used technology to create the Electronic Road Pricing system, the first plan which could read number plates and charge drivers as they passed cameras. Who has copied it? London, most famously. The city's former mayor, Ken Livingstone, introduced the charge in 2003, despite large and vocal opposition. It was cannily brought in during a school holiday when the roads were likely to be quieter and the effect would appear greater. Numerous other city leaders , from Edinburgh to New York, have considered bringing in the idea, but few so far have had the political will.

Nota: recentemente foi anunciado que a Autoridade para os Transportes Terrestres de Singapura (LTA) está a explorar tecnologia de satélite para modernizar a actual que recorre a portões/sensores para cobrar a entrada de veículos nas "congestion-charge zones". 

Sunday, October 21, 2012

LISBOA (1825-1826) vista por Charles Landseer


Aguarelas e desenhos de Charles Landseer (1769-1863)para ver no Centro Cultural de Cascais
A exposição ficará patente até 27 de janeiro e tem entrada livre.
Conhecido como Álbum de Highcliffe, este conjunto de aguarelas e desenhos pertencente ao Instituto Moreira Salles desde 1999 reúne representações de aspetos da vida quotidiana nas regiões que Landseer visitou em Portugal e no Brasil, entre paisagens, fortificações, flora ou figuras humanas.
O artista permaneceu durante três meses em Lisboa e dez meses no Brasil, integrado na missão diplomática britânica, chefiada pelo Embaixador Charles Stuart, que estava encarregada de negociar o reconhecimento do Brasil independente, país onde chegou a bordo do HMS Wellesley.
Na viagem de ida o navio zarpou de Inglaterra, passando por Lisboa, Madeira e Tenerife e, no regresso, oriundo do Rio de Janeiro, fez escala nos Açores e novamente em Lisboa, antes de rumar ao país de origem. Dessa missão partir-se-ia para a ilegalização do tráfico negreiro e para a abolição da escravatura, numa ação em que Inglaterra, Brasil e Portugal mutuamente se empenharam. A coleção, cuja qualidade artística é reconhecida por todos os especialistas, tem ainda um importante valor documental.
Centro Cultural de Cascais
Av. Rei Umberto II de Itália, s/n | Cascais
Terça-feira a domingo, 10h-18h
Entrada gratuita.
Telefone: 214848900 | E-mail: fdluis@gmail.com 

Charles Landseer | Natural de Londres, foi um dos sete filhos sobreviventes do conhecido gravador e arqueólogo John Landseer (1769-1852). Iniciou a sua aprendizagem artística com o pai e aperfeiçoou-se com o pintor Benjamin Robert Haydon (1786 - 1846). Em 1816, ingressou na Royal Academy of Arts, em Londres e entre 1851 e 1873 tornou-se o principal instrutor daquela instituição. O conjunto de seus trabalhos feitos no Brasil, que ficou na posse de Charles Stuart, compõe o Álbum de Highcliffe, que conta também com desenhos do pintor francês Debret (1768 - 1848) e dos ingleses William John Burchell (1781 - 1863) e Henry Chamberlain (1796 - 1844). As obras de Landseer foram localizadas em 1924 pelo historiador Alberto Rangel, que publicou, com Cândido Guinle de Paula Machado, o livro Landseer, em 1972. Em 1999, o Álbum de Highcliffe passou a integrar o acervo do Instituto Moreira Salles - IMS

Friday, October 12, 2012

WATCH DAY 2012 no JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA


Sábado, dia 13 de Outubro de 2012

10:00 H Recepção (junto da entrada do Jardim Botânico)

10:30 H Inauguração da exposição Watch 2012 com visita guiada
12:00 H Inauguração do Eco-Bazar
15:00 H Visita guiada à exposição Watch 2012
16:30 H Plantação de uma Metasequoia

Iniciativa e organização: 
Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) & World Monuments Fund (WMF), em colaboração com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC)/Jardim Botânico de Lisboa.

Esta jornada contará com a presença do Prof. Doutor J. P. Sousa Dias, Presidente do Conselho Directivo do MNHNC. 

Convidamos todos a participar nesta festa que vai celebrar não só o nosso monumento mas também muitos outros espalhados pelos quatro cantos do planeta e que precisam da solidariedade de todos nós.

O World Monuments Fund (WMF) criou o WATCH DAY com o objectivo envolver os cidadãos de todo o mundo na salvaguarda do património histórico e natural da Humanidade.

O Jardim Botânico de Lisboa foi seleccionado para a lista do 2012 WATCH a 5 de Outubro de 2011. Mais informações em www.wmf.org 

MNHNC / Jardim Botânico de Lisboa - R. da Escola Politécnica 56

Friday, October 5, 2012

O Jardim Botânico no Observatório Mundial de Monumentos

Faz hoje exactamente 1 ano que o Jardim Botânico de Lisboa entrou para o "Observatório Mundial de Monumentos" da World Monuments Fund - WORLD MONUMENTS WATCH 2012: www.wmf.org

Sunday, September 30, 2012

POSTAL DA BAIXA: Largo da Madalena

A placa central no Lg. da Madalena, essencial para a circulação pedonal (esta placa serve duas passadeiras) está cronicamente no estado em que se vê na imagem. Como é que os peões podem circular devidamente e em segurança com este local cheio de veículos motorizados (mais todo o tipo de postes de sinalética!)? Falta fiscalização mas falta ainda mais civismo!

POSTAL DA BAIXA: Rua dos Sapateiros


Resíduos depositados nos passeios da Rua dos Sapateiros neste fim de semana (sábado). Um cenário cada vez mais corrente nas artérias da Baixa. 

Saturday, September 29, 2012

ERROS URBANÍSTICOS: Centro Comercial Eborim, ÉVORA



A propósito do projecto de um Centro Comercial no antigo Cinema Odéon, mal disfarçado de "galeria fina", convem  recordar alguns exemplos que acabaram por falir ou que simplesmente não funcionam e nada acrescentam às nossas cidades.

As fotos mostram o abandonado Centro Comercial Eborim, projecto da década de 90 erguido de forma absurda bem no centro histórico classificado da cidade de Évora. O projecto não vingou, faliu, e o imóvel está devoluto há vários anos. No centro do Porto há também vários centros comerciais em idêntica situação pois tudo indica que este modelo de cidade está obsoleto.

Outro exemplo ainda mais próximo é o do Espaço Chiado no antigo Teatro Gymnásio - uma grande parte das lojas estão devolutas e o pouco comércio que lá está parece mal sobreviver. Reflexão: será que vale a pena o risco de perdermos um interior único e raro no contexto da Europa como é o caso do Odéon?  O Odéon oferece um forte elemento de competitividade à Baixa de Lisboa (onde já não existe nenhum cinema). Mas o que nos oferece mais um novo mini centro comercial de concepção e viabilidade duvidosa? Na nossa opinião não vale a pena o risco pois há exemplos suficientes de falência deste tipo de projectos pelo país fora. A CML fez mal em aprovar a demolição dos interiores do Cinema Odéon.

Friday, September 28, 2012

POSTAL DO CAIS DO SODRÉ

Talvez o resultado de anos e anos de publicidade agressiva das marcas de cerveja que a EGEAC e a CML têm permitido por ocasião das «Festas de Lisboa» e que nós preferimos chamar pela sua verdadeira identidade, ou seja, as «Festas da Cerveja» de Lisboa...

Tuesday, September 25, 2012

Concerto no Panteão Nacional | 29.09.2012 às 16h‏


Integrado nas Jornadas Europeias do Património 2012, o Grupo Vocal Olisipo e o Organista António Esteireiro apresentam um concerto com obras de compositores Portugueses.

Programa:

Francisco Martins (c. 1620?-1680)
Omnes amici mei 
Caligaverunt 

Soror da Piedade (séc. XVIII)
Discurso de 1º Tom

Frei José Marques e Silva (1780 – 1837)
Magnificat

Francisco António de Almeida (1702 – 1755)
Miserere mei, Deus 

Marcos Portugal (1762 – 1830)
Kyrie (ex. Missa Grande)
Agnus Dei (ex. Missa Grande)

O concerto é aberto ao público e é uma excelente oportunidade de fazer uma visita a este magnífico monumento da nossa Lisboa, seguida de uma boa tarde de música Portuguesa. Contamos com a vossa presença e agradecemos a divulgação.

Monday, September 24, 2012

LISBOA: as esplanadas mais feias da Europa?

Largo do Conde Barão, em plena Zona Especial de Protecção de um Monumento Nacional e de um IIP. Lisboa tem o privilégio de ter criado um modelo único de cadeira de esplanada - a famosa cadeira Gonçalo - mas por todo olado, em zonas históricas, vemos cadeiras como estas. É uma vergonha.