Saturday, September 29, 2012

ERROS URBANÍSTICOS: Centro Comercial Eborim, ÉVORA



A propósito do projecto de um Centro Comercial no antigo Cinema Odéon, mal disfarçado de "galeria fina", convem  recordar alguns exemplos que acabaram por falir ou que simplesmente não funcionam e nada acrescentam às nossas cidades.

As fotos mostram o abandonado Centro Comercial Eborim, projecto da década de 90 erguido de forma absurda bem no centro histórico classificado da cidade de Évora. O projecto não vingou, faliu, e o imóvel está devoluto há vários anos. No centro do Porto há também vários centros comerciais em idêntica situação pois tudo indica que este modelo de cidade está obsoleto.

Outro exemplo ainda mais próximo é o do Espaço Chiado no antigo Teatro Gymnásio - uma grande parte das lojas estão devolutas e o pouco comércio que lá está parece mal sobreviver. Reflexão: será que vale a pena o risco de perdermos um interior único e raro no contexto da Europa como é o caso do Odéon?  O Odéon oferece um forte elemento de competitividade à Baixa de Lisboa (onde já não existe nenhum cinema). Mas o que nos oferece mais um novo mini centro comercial de concepção e viabilidade duvidosa? Na nossa opinião não vale a pena o risco pois há exemplos suficientes de falência deste tipo de projectos pelo país fora. A CML fez mal em aprovar a demolição dos interiores do Cinema Odéon.

No comments: