Wednesday, April 23, 2008

Revitalizar o Chiado

Dinamizar o Chiado, uma zona que «será sempre um espaço nobre» de Lisboa, é o objectivo de uma iniciativa, apresentada esta segunda-feira, que vai promover exposições, desfiles e conferências entre 5 e 10 de Maio, noticia a agência Lusa.
A iniciativa «Chiado na Moda» vai reunir 13 marcas e dois estilistas sedeados nesta zona lisboeta, além de entidades culturais - o Teatro Nacional de São Carlos, o Centro Nacional de Cultura e o Museu Nacional do Traje, e ainda a Associação de Valorização do Chiado, a Câmara de Lisboa e a Junta de Freguesia de Mártires.
Ao longo de seis dias, o largo do Teatro Nacional de São Carlos será palco de desfiles de rua acompanhados por tertúlias, exposições, conferências e workshops com estilistas.
O presidente da Junta de Freguesia de Mártires, Joaquim Guerra de Sousa, vê nesta iniciativa uma forma de «revitalizar a zona nobre do Chiado, que é já um cartão de visita para Lisboa».
Para o responsável, esta iniciativa conjuga duas vertentes: «a cultural e tradicional» - ao associar também o comércio tradicional da zona, que se pretende revitalizar, numa zona «onde estão sedeados importantes nomes do estilismo nacional».
«Este é o ano zero do projecto, a que queremos dar continuidade», afirmou o autarca, durante a apresentação do evento, referindo esperar que «no futuro ganhe uma participação ainda mais activa».
O ponto alto desta iniciativa ocorre no dia 09 de Maio com o desfile de moda de rua, onde 13 marcas e dois estilistas apresentarão as suas colecções, em conjunto com uma exposição de automóveis.
Para Cláudia Baptista, presidente da Associação de Valorização do Chiado, esta é uma iniciativa «inédita».
«É nosso objectivo estabelecer protocolos com as diversas entidades sedeadas no Chiado, e que através de eventos como este tragam à zona um público mais jovem e dinâmico», afirmou.

No comments: