Thursday, October 8, 2009

ATENAS: pagar o estacionamento via telemóvel

Várias cidades da Europa, desde Londres a Atenas, estão a proceder ao abate das máquinas dos parquímetros consideradas obsoletas. Em sua substituição implementam o pagamento via telemóvel. Esta é uma alternativa verdadeiramente mais moderna, mais barata, mais eficiente, à prova de vandalismo e sem impacto visual significativo no Ambiente Urbano.

Este sistema deveria ser explorado pela EMEL, a começar pelas zonas históricas e/ou classificadas de Lisboa, como por exemplo a Baixa e o Chiado. O sistema Pay by Phone Parking, combinado com soluções mais convencionais como o pagamento com senhas pré-compradas, constituem actualmente a maneira mais barata e eficiente para gerir o estacionamento no espaço público.

Se este sistema pode ser adoptado por cidades tão diferentes como Londres e Atenas porque razão Lisboa não o faz? O anunciado projecto de investimento da EMEL em novas máquinas parece ir contra as tendências mais desenvolvidas do resto da Europa.

Foto: sinalização vertical com as instruções da cobrança do estacionamento por telemóvel num arruamento do centro de ATENAS.

1 comment:

Miguel Carvalho said...

A EMEL estudou 1001 possibilidades de novos pagamentos, SMS incluindo. Não chguei a perceber porque desistiu.
Segundo me lembro acabou por ser um novo aparelho só para pagar o parquímetro... que não me cheira que tenha grande sucesso por se complicar ainda mais o pagamento. Um telemóvel 99,99% dos automobilistas tem, o aparelhozinho, quantos virão a ter?