Wednesday, October 7, 2009

Carta de uma munícipe: «...de largo, o Calhariz só retém o nome»




«Exmo. Presidente António Costa,

Tal como muitos outros espaços públicos de Lisboa, de largo, o Calhariz só retém o nome. Quem trabalha e vive nesta zona da cidade sabe muito bem que o antigo largo não funciona. Impõe-se uma revisão do actual modelo de infraestrutura viária e estacionamento.

Ponto de encontro do Bairro Alto, Chiado e Bica, o Largo do Calhariz é um dos mais fervilhantes espaços públicos do centro histórico de Lisboa. A circulação de pessoas é intensa, tanto de dia como de noite. No entanto, fácilmente verificamos que o largo está subdimensionado para o intenso tráfego de peões.

Com a abertura do novo silo de automóveis, na Calçada do Combro, esperávamos da CML uma remodelação do Largo do Calhariz, através do urgente alargamento dos passeios, acabando com as faixas de rodagem ocupadas com meia dúzia de lugares de estacionamento (que foram criados sacrificando passeios!). A plantação de árvores de sombra completaria esta visão de largo mais amigo dos peões e do ambiente que se deseja para o futuro.

Que o bom trabalho realizado recentemente no Largo Trindade Coelho seja repetido, muito em breve, no Largo do Calhariz.

Com os melhores cumprimentos,

Maria João Bernardo»

Nota: Carta enviada, no passado dia 7 de Setembro, ao Presidente António Costa, Vereador José Sá Fernandes e Junta de Freguesia de Santa Catarina. Apenas o presidente já acusou a recepção da carta desta munícipe. As imagens são nossas e, embora de 2008, continuam actuais.

No comments: