O emblemático Quiosque na Praça dos Restauradores já não vende jornais, revistas, e a venda de bilhetes para espectáculos asumidamente secundarizada. Os sintomas bem visíveis nas imagens provam que sofreu da metamorfose do costume - já está formatada ao serviço dessa indústria milagrosa chamada Turismo. A cidade como prostituta de uma ideia de turista? Mas que turista é este que Lisboa tão cegamente persegue?
Sunday, February 21, 2016
Monday, February 15, 2016
LARGO DO CARMO: Largo das Esplanadas?
Se no passado recente tinhamos que protestar, e lutar, pelo uso abusivo dos largos e praças da cidade como parques de estacionamento, agora o "novo carro" da cidade parecem ser as esplanadas! No futuro, e para nos sentarmos num largo - espaço público - vai ser obrigatório pagar um café ou bebida? É o que parece neste Largo do Carmo assim como no vizinho Largo Rafael Bordalo Pinheiro que se livrou de todo o estacionamento apenas para ser imediatamente invadido de esplanadas numa forma questionável de apropriação do espaço público por privados (cafés, restaurantes). Em Barcelona já há movimentos de moradores a protestar por esta "venda" do espaço das suas ruas aos estabelecimentos da restauração, tudo em nome desse negócio-devorador das cidades de hoje: TURISMO.
Friday, February 12, 2016
PRAÇA DO COMÉRCIO, praça de barracas e publicidade
Durante mais de 1 mês Lisboa teve esta barraca desqualificada montada na sua mais importante e das poucas classificadas como Monumento Nacional. Porquê CML? Porquê DGPC?
Labels:
barracas,
CML,
Monumento Nacional,
Praça do Comércio
Subscribe to:
Posts (Atom)