Friday, May 15, 2009
4ª F, vai a discussão de CML:
Trata-se do projecto de acesso mecânico previsto no âmbito da mobilidade na Baixa (e uma das 4 justificações para a suspensão do PDM na Baixa) e que é uma batalha de há muito, do Arq. Alves Coelho, do Arq. Tudela, entre outros, hoje reformados da CML … e que o Fórum Cidadania Lx pegou em tempos.
Só que isto que a CML apresenta agora é ... NADA.
Poderá servir para manchete publicitária mas:
1. Não resolve minimamente o acesso ao Castelo. Pois a ideia/projecto original previa o acesso por escada rolante dentro da plataforma/maciço da praça central do castelo onde está a estátua de D.Afonso Henriques. Este projecto diz zero sobre isso (podia-se inclusive usar um terreno sem dono na matriz que existe mesmo em frente ao Chapitôt).
2. A ideia inicial era usar-se sempre escadas rolantes (dentro do edif. da Rua Fanqueiros/R.Madalena e lado a lado no mercado/silo automóvel, nas Escadinhas aí existente. Mas nunca, por nunca fazer-se elevadores de carregar no botãozinho (implica tempo de espera, filas de pessoas, insegurança, etc.) o que NÃO SERVE OS MORADORES. As escadas possibilitam que se possa apanhá-las continuamente, sem tempo de espera e com muito maior capacidade de carga. Implica manutenção, sim, claro, e depois?
Além do mais, o desenho apresentado por este projecto é feio, pois faz nascer um corpo, ainda que transparente, paralelo à fachada lateral do edifício do mercado, que inclusivamente será um obstáculo às vistas desde a esplanada no cimo das escadinhas.
Além disso, na introdução, faz referência à requalificação do Lg.Amaro da Costa (que neste momento é um local para estacionar, apenas isso, e que não tem uma única árvore e um simples elemento que o valorize em termos de espaço público), mas depois nada diz de concreto sobre ele.
À parte estes aspectos, há um outro, a montante do problema: por que carga de água a EMEL está metida nisto?
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