Sunday, November 6, 2011

FALSA REABILITAÇÃO: a patética "nova" antiga Engomadoria Ramiro Leão

Na Travessa da Pena existia um interessante edifício industrial dos finais do séc. XIX: era a antiga engomadoria Ramiro Leão. O imóvel estava identificado no PDM na carta municipal do Património. Mas um dia o proprietário resolveu demolir o imóvel na sua totalidade - um acto da maior barbaridade, um exemplo de ilegalidade total. Mais tarde a CML "obrigou" à sua "reconstrução"... mas nos ridículos moldes em que foi feito - sem qualquer atenção a valores de autenticidade (vejam as pobres caixilharias de alumínio lacado)! Para "reconstruir"assim, à Disneilândia, mais valia estarem quietos e pensarem num edifício novo de qualidade que não fosse uma vergonha para as futuras gerações. Isto que lá está é uma ofensa ao património. Não tem valor patrimonial nenhum - é tudo 100% novo, nada resta da fábrica original do edifício. Falsa reabilitação no seu pior!

1 comment:

lusoexpat.com said...

É de facto incrível ver o que se passa no nosso país, chegámos ao ponto em que qualquer um pode delapidar qualquer coisa! E claro ninguém faz nada, tanta conversa em re-inventar a cidade, o que dá a entender regenerar marcos históricos e pô-los ao serviço da sociedade moderna sem estragar o seu valor de arquitectura e história e enfim, acabamos assim, a cidade a desaparecer novos edififios sem valor a servir interesses questionaveis. Em Portugal é assim, vende-se património ao desbarato e a qualquer um para fazer o que quer, principalmente grupos capitalistas estrangeiros. Não é só com património arquitectural, é o mesmo com a indústria, veja-se que o grupo Carrefour comprou a icónica Casal, fechou-a e destruíu todos os archivos de uma das marcas mais histórica e bem sucedidas da indústria nacional, e para quem só vê a Casal Boss de entregar pizzas, saiba que a Casal bateu records internacionais, e exportou bastante.

Enfim, o mesmo parece ser endémico em todos os países lusófonos e á própria lusofonia, já agora parabéns aos admins deste blog pela iniciativa e o convite á nossa plataforma o lusoexpat.com