Friday, April 3, 2009

Comerciantes querem dinamizar o Chiado

A Associação de Valorização do Chiado quer dinamizar a vida do bairro depois das 19 horas, altura em que o comércio costuma fechar.

Alguns comerciantes já alargam os horários. Esta sexta-feira começou a "Acção de Primavera".

"Quando o comércio tradicional fecha, há um adormecimento e temos tentado incentivar os comerciantes a alargarem os seus horários", disse ao JN Vítor Pereira da Silva, o presidente da Associação de Valorização do Chiado.

A entidade, que luta pela defesa dos interesses dos empresários e moradores daquele bairro, apresentou, ontem ao final da tarde, a acção "Chiado After Work". Trata-se da primeira de várias iniciativas que visa cativar mais pessoas ao Chiado ao final do dia e dar a conhecer novos espaços de restauração. "Estou bastante optimista porque já no Natal conseguimos dinamizar esta zona, apontou o responsável.

"Aqui no Chiado temos óptimas condições, esplanadas fantásticas que foram abrindo em escadinhas, praças ou hotéis e temos espaços interiores modernos com gente dinâmica que sabe decorar", prosseguiu Vítor Pereira da Silva, sublinhando que é fundamental que se criem condições para a confraternização entre as pessoas para que o próprio comércio seja beneficiado.

Perto de 40 lojas já aderiram ao alargamento de horário até pelo menos às 20 horas, uma mais que o habitual. Para além disso, o presidente da Associação saúda o facto de "vinte e tal espaços espaços de restauração terem combinado uma oferta concertada entre as 18 e as 21 horas para tentar criar uma retenção de pessoas e um convívio generalizado como acontece em Inglaterra ou em outros países onde as pessoas têm por hábito relaxar e confraternizarem ao final da tarde". As iniciativas dos bares e restaurantes passam por um vasto programa de ementas e preços especiais, bem como animações culturais. Na óptica de Vítor Pereira da Silva, o número de espaços que aderiram à iniciativa é "bastante significativo".

Para já, a iniciativa dura apenas até 6 de Maio, mas o presidente da Associação fez saber que "provavelmente em 2010 já iremos conseguir que estas acções se estendam todo o ano".

"Temos de mostrar que estamos abertos, que estamos vivos", salientou, destacando a grande vantagem da zona em relação às grande superfícies: "Os centros comerciais precisam de simular a cidade, mas nós não precisamos: temos o património, os edifícios, as calçadas, as igrejas e o ar livre".

"O nosso objectivo é muito claro: queremos que o Chiado se torne num bairro modelo", rematou.

In JN

1 comment:

FJorge said...

Podiam começar por abdicar daquelas telas penduradas nos candeeiros! Aquilo é feio e desnecessário - não é por haver telas a tapar as consolas de ferro forjado que as pessoas vão aderir à iniciativa.