Wednesday, May 28, 2008

TERREIRO DA BARRACA AMARELA


Praça do Comércio.

"Terreiro do Paço", "A mais Bela Praça Real da Europa", "Obra prima do Urbanismo Iluminista", candidata a "Património Mundial da Humanidade". E o último slogan, bem intencionado é certo mas prosaico, "Aos domingos o Terreiro do Paço é das Pessoas".

Títulos, elogios e ambições não lhe (nos) falta. Mas falta-lhe (nos) o espaço, a dignidade para que foi pensada. Parece que nem o Estado português nem o Município de Lisboa sabem o que fazer com esta magnífica praça da Europa. Prova clara disso são os sucessivos projectos, planos de pormenor, PDMs, Sociedades de Reabilitação Urbana, propostas de alienação para hoteis, etc..
Mas até agora a verdade é que quem sabe o que fazer com a Praça do Comércio é o Millenium BCP, a Vodafone, a Seat, a Nestlé e todas as marcas que tiverem dinheiro para comprar tempo de antena na Praça do Comércio.

Enquanto o Estado e o Município não se decidem, as empresas, as multinacionais aproveitam-se. Abrem a boca e mordem. Espetam-lhe com um gigante cone de ferro coberto de luzes; transformam-na num circuito de rally; voltam-lhe a estacionar carros; mancham-na com barracas de gelados. E enquanto não houver regras, um plano, um regulamento, numa palavra, uma ideia coerente, vão aparecendo cada vez mais estruturas e eventos que nunca deveriam ser autorizadas num espaço classificado como "Monumento Nacional". Estruturas como esta "Barraca Amarela".
Ninguém diria que, afinal, esta é a única praça do país classificada "Monumento Nacional". Será que não merece SILÊNCIO?

PRAÇA DO COMÉRCIO / TERREIRO DO PAÇO
Imóvel classificado. Categoria de Protecção:MN - Monumento NacionalDecreto: 16-06-1910, DG 136, de 23-06-1910

No comments: