Sunday, September 21, 2008

ESPECIALIDADES do TERREIRO DO PAÇO: Quiosques da CEMUSA


Novo exemplo para a nossa série dominical de divulgação, intitulada «AS ESPECIALIDADES DO TERREIRO DO PAÇO», no âmbito do primeiro aniversário do projecto municipal «AOS DOMINGOS O TERREIRO DO PAÇO É DAS PESSOAS».

Especialidade Nº4: Quiosques da CEMUSA!

O Terreiro do Paço tem quase uma dezena de quiosques da CEMUSA, atafulhados de publicidade: cada barraca destas contém 3 painéis para publicidade, com 2 cartazes cada, num total de 6 imagens publicitárias... é só fazer as contas.
A maioria destes novos quiosques estão a bloquear a vista do rio / praça para quem circula nas arcadas e a bloquear a vista das arcadas / edifícios para quem circula na praça.

Uma praça classificada como Monumento Nacional - a única no país - não deveria ter tantos quiosques, e muito menos ainda com este design. Um quiosque para o Terreiro do Paço tem de ter um design específico para o local. Não se vê nem este tipo de quiosques, nem nesta quantidade, nas grandes praças históricas da Europa. Mas em Portugal, a única praça classificada Monumento Nacional é libertinamente equipada com quiosques de catálogo, iguais aos de Telheiras, Parque das Nações, Avenida de Roma, Avenida Almirante Reis, etc.

Toda esta pletora de publicidade vai contra as boas práticas de gestão de monumentos e sítios históricos. A grande praça simbólica da cidade está cheia de ruídos desta natureza. E a CML, a instuição que deveria ser a primeira a promover a protecção e conservação deste monumento, tem contribuido muito para esta poluição visual. Com o beneplácito da CML, podemos dizer que "O Terreiro do Paço é da CEMUSA"...

O projecto “Aos Domingos o Terreiro do Paço é das Pessoas” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que teve o seu início há um ano, exactamente a 26 de Agosto de 2007.
O Fórum Cidadania LX convida os lisboetas a recolherem imagens do Terreiro do Paço que não queremos! Por favor, enviar fotos/mensagens com o título "Especialidades do Terreiro do Paço".

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