Monday, June 16, 2008

"UM PLANO COM 250 ANOS E AINDA ACTUAL"

Exposição celebra projecto urbano aprovado em 1758

A Câmara Municipal de Lisboa tem presentemente em elaboração um plano de pormenor para a revitalização da Baixa, e, há 250 anos, em Junho de 1758, era publicado o diploma com o plano para a reconstrução do centro da cidade. A coincidência temporal destes dois momentos foi aproveitada pelo município da capital que, a partir de quarta-feira, inaugura a exposição "Lisboa 1758 - o Plano da Baixa - Hoje".

Os arquitectos Walter Rossa e Ana Tostões, comissários científicos da mostra, são unânimes ao sublinhar a inovação e o carácter vanguardista que aquele instrumento de gestão representou para a época e destacam ainda a sua modernidade, a 250 anos de distância. " O plano-piloto da Baixa-Chiado foi, na história de Lisboa, o primeiro instrumento consequente de planeamento, desenho e projecto urbano integrados." Rosalia Vargas, vereadora da Cultura, defende: "É preciso dar a conhecer este plano e a sua relevância nacional e internacional, até agora desconhecida. Na exposição há também uma sala dedicada ao plano de 2008, sobre o qual as pessoas podem fazer reflexões e sugestões."

Manuel Salgado, vereador com o pelouro do Urbanismo, considera o plano-piloto "extremamente actual. Agora que estamos a elaborar o plano de pormenor de 2008, o que vamos fazer é introduzir conforto, habitabilidade e trazer nova vida à Baixa. De resto, não estamos a inventar nada. Retomamos o plano de 1758 e adaptamo-lo às necessidades actuais. O desenho das praças, das ruas, das fachadas, esse, continuará o mesmo."

E a Baixa do futuro continuará na mesma, decadente? Salgado diz que não. "O nosso objectivo é trazer-lhe vida, assente neste rácio: um terço de habitação, um terço de comércio e um terço de serviços. E haverá espaço para outras actividades como as da área cultural", acrescenta. Nos anos subsequentes à catástrofe de 1755, o Marquês de Pombal e os engenheiros militares (Manuel da Maia, Eugénio dos Santos, Carlos Mardel) aproveitaram a oportunidade para desenhar um novo centro a régua e esquadro, com o característico traçado ortogonal das ruas e a rigidez racionalista do quarteirão.

"Foi um processo com princípio, meio e fim. E concretizou-se", sublinha Manuel Salgado. "Este foi um plano integrado, que conseguiu regular o sistema fundiário, estabeleceu regras sobre a propriedade, ordenou o espaço público e os seus usos, hierarquizou ruas, definiu prazos e foi ao pormenor dos regulamentos e dos desenhos, sobre fachadas, infra-estruturas e técnicas construtivas", acrescenta. A conjuntura que rodeou o plano pombalino era especial: "Havia projecto, desenho, medidas administrativas e políticas de financiamento", conclui Salgado.
In DN(16/6/2008)


A edição impressa incluía um artigo sobre a criação do museu pombalino em que são apontadas duas possíveis localizações: o museu da cidade no campo grande ou uma localização na baixa.

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