Thursday, June 19, 2008

A exposição está muito bonita e bem organizada, sim senhores,


Mas gostava que prestassem atenção (não só às palavras de José-Augusto França que, coitado, fala para o boneco, porque ninguém entra na câmara escura para o ouvir...) àquilo que salta imediatamente à vista na exposição, para além, obviamente, da monumentalidade do molde da estátua de D.José da 'Sala do Gesso' (alguém a meu lado pensava que era uma segunda estátua...), ou da maqueta trazida do Palácio Pimenta, e que é, claro, a série de gravuras e fotografias expostas:

O Cinema Eden foi demolido por vontade da CML. O Mercado da Praça da Figueira foi demolido por vontade da CML. O Chiado Terrasse foi transformado em sucursal de seguros por vontade da CML. O elevador do Largo da Academia de Belas-Artes foi desmontado por vontade da CML. O terminal do Elevador da Glória foi demolido por vontade da CML. Agora, parece que os queriam a todos de volta. Pois é, agora é tarde. Por isso:

POR FAVOR, que a CML esteja atenta a coisas como a linha de mansardas pombalinas (essencialmente às de Mardel), ao Cinema Odéon, à cumeada da Cotovia, à integridade do Campo das Cebolas, ao edifício do antigo celeiro pombalino (Alfândega), aos eléctricos que é precisamos ter de volta, ao Bairro Alto (e aos projectos que todos os dias avançam na CML, pé ante pé), à Doca Seca, ao Arsenal, ao Corpo Santo, a São Paulo, etc., etc.

Por favor, APRENDAM com os erros do passado (recente e longínquo!) de modo a que não mais desapareçam coisas que já não voltam, mas que também não mais apareçam coisas como as sedes das agências europeias do Cais do Sodré, ou esventramento de subsolo e derrube de árvores para estacionamento.

PS- A Estátua de D.José e o Arco da Rua Augusta estão uma vergonha. Mais acima, no Rossio, é preciso corrigir o poço de ventilação do Metro, que é outra vergonha ainda MAIOR (e, já agora, façam o mesmo ao da Rua do Arsenal, que esse nem sequer dá para os peões passarem no passeio...). E não é preciso suspender nenhum artigo do PDM para avançar!

Foto

No comments: