Monday, June 2, 2008

RUA DA PRATA, 48-50: destruição de duas portas Arte Nova



Mais uma obra ilegal num antigo espaço comercial da Baixa, desta vez numa loja do periodo Arte Nova.

Durante o mês de Maio foi efectuada uma intervenção no interior de uma loja na Rua da Prata, 48-50 torneja para a Rua de São Julião, 84. As obras nunca tiveram qualquer identificação, como obriga a lei, e decorreram à porta fechada no maior secretismo.

A nova loja, inaugurada recentemente, é especializada na venda de "estatuetas de plástico da Nossa Senhora de Fátima & T-shirts da Selecção Nacional de Futebol". Portanto, um tipo de loja que ainda não existia na Baixa.

O novo arrendatário do espaço destruiu as duas portas de ferro forjado de estilo Arte Nova porque o elaborado design de 1900 não permitia uma boa visibilidade do interior da loja. Em seu lugar instalou duas portas de alumínio lacado de branco, de vidro único, como se pode observar na foto 1. A loja possui também uma entrada pela Rua de São Julião, onde ainda se mantém a porta original em ferro forjado como se pode ver na foto 2 (no entanto, esta porta é um trabalho mais simples em comparação com as portas que existiam na fachada principal).

Esta intervenção urbanística não teve nem aprovação da CML nem do IGESPAR.

A Unidade de Projecto da Baixa-Chiado e o IGESPAR já foram alertados para este novo caso de destruição de património. Pode ser que ainda se consigam recuperar as duas notáveis portas Arte Nova que foram arrancadas da fachada principal da loja.
Segundo os responsáveis da Unidade de Projecto da Baixa-chiado, é rara a semana em que não sejam embargadas obras ilegais na zona. Não estamos a conseguir travar estas perdas patrimóniais em zonas classificadas da cidade.

É inaceitável que em plena Rua da Prata ainda seja possível destruir uma frente de loja enquanto decorre o processo de classificação da Baixa como 'Monumento Nacional'. Já para não falar na candidatura a Património Mundial da Humanidade.

2 comments:

Antonio Sergio said...

Tenho de ser franco,nunca tinha reparado nessa situação, mas, olhando para o predio em frente pude reparar que tem 3(tres) andares a mais, não acredito que estejam legais,ao lado uma junta de freguesia ???? Que mais parece uma associaçâo de comerciante !!!! fazendo publicidade " faça compras na Baixa ", aonde devia de dizer "venha morar na Baixa "

Estes presidentes de junta cada vez estão mais anedoticos

FJorge said...

Mesmo por baixo da Junta de Freguesia de S. Nicolau foi cometido um dos maiores crimes contra o património comercial da Baixa: a antiga Casa Chá & Café Vianna. A loja era a única na Baixa-Chiado com um interior de gosto Orientalista, meados do séc. XIX. Em finais da década de 90 fechou e foi comprada por um alto funcionário de um Banco da zona. O interior foi logo demolido ilegalmente. Isso foi confirmado pelo IPPAR, por carta. entretanto abriu um café da marca Delta. Quando subi ao primeiro andar do prédio e perguntei ao presidente da Junta de Freguesia o que pensava da destruição da Casa Vianna mesmo debaixo das suas barbas: "Mas qual é o problema? O novo café até ficou muito jeitoso".